Empresários de Minas Gerais estão confiantes no crescimento das vendas para o Dia das Mães, segunda data mais importante do varejo nacional. Pesquisa revela aumento de 15 pontos percentuais nas expectativas positivas em relação a 2024.
O comércio varejista de Minas Gerais está mais otimista para o Dia das Mães 2025, segundo levantamento da Fecomércio MG. A pesquisa aponta que 46,4% dos empresários esperam vender mais do que no ano passado, um salto expressivo em comparação com os 31,3% registrados em 2024.
Considerada a segunda data comemorativa mais relevante para o setor, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães deve movimentar o comércio em mais de 79,3% das empresas varejistas do estado. Este aumento no otimismo representa uma recuperação da confiança do setor, que havia caído em 2024 após uma forte expectativa registrada em 2023 (61,3%).
Conforme a economista Gabriela Martins, da Fecomércio MG, o cenário é animador:
“Este ano 78,8% dos empresários do comércio varejista de Minas Gerais esperam que as vendas do período que abrange o Dia das Mães sejam iguais ou melhores do que as do ano passado. Esse é um resultado muito positivo, visto que em 2024 já observamos boas vendas. Para aqueles que esperam as vendas melhores, o otimismo e a esperança, seguido do valor afetivo da data e o aquecimento do comércio são os motivos mais apontados. Em contrapartida, os empresários que esperam vendas piores este ano justificam essa expectativa devido a crise econômica, consumidor mais cauteloso, a baixa nas vendas do 1º trimestre e o valor alto dos produtos”, explica.
Por outro lado, 19,6% dos empresários demonstraram preocupação com a possibilidade de queda nas vendas, citando fatores como a crise econômica, o comportamento mais cauteloso dos consumidores, os preços elevados e a baixa desempenho do primeiro trimestre.
Gasto médio por presente deve variar entre R$ 70 e R$ 200
A maioria dos consumidores deve investir entre R$ 70,00 e R$ 200,00 por presente, de acordo com 48% dos empresários ouvidos. Esse valor reflete um padrão de consumo que busca equilíbrio entre qualidade e preço acessível.
Os itens mais buscados incluem roupas, calçados, perfumes, cosméticos, utensílios domésticos e artigos de decoração. No setor de vestuário, por exemplo, a expectativa é que as vendas de roupas representem 59,6% da movimentação, seguidas pelos calçados com 19,1%.
Entre os produtos farmacêuticos, os perfumes e cosméticos lideram com 69,4%, enquanto cestas de presentes aparecem com 19,4%. Já no segmento de supermercados, a aposta é nas vendas de carnes (23,2%) e utensílios para o lar (14,3%).
✅ Siga o Canal COMUNIDADE EM AÇÃO ON no WhtasApp têm notícias da ZN
✅ Siga o nosso Instagram: @comunidadeemacao
Estratégias para alavancar as vendas no Dia das Mães 2025
Para atrair mais consumidores, os lojistas pretendem adotar estratégias como liquidações e promoções (26,1%), campanhas de propaganda (23,3%) e atendimento diferenciado (17,3%). A personalização da experiência de compra tem se tornado uma ferramenta essencial para fidelizar clientes em datas sazonais.
Além disso, mais de 70% dos lojistas informaram que pretendem vender também no ambiente digital, com WhatsApp utilizado por 90,7% dos estabelecimentos e o Instagram por 48,8%. Isso reforça a importância do comércio online na estratégia de vendas para o Dia das Mães.
Região de Jequitinhonha/Mucuri lidera impacto comercial da data
Segundo a pesquisa, a região de Jequitinhonha/Mucuri é a mais impactada pela data, com 95% dos empresários declarando aumento na movimentação comercial. Em seguida, está a região Central de Minas Gerais, com 90,48%.
Contratações temporárias devem ser menores em 2025
Embora a expectativa de vendas tenha aumentado, a intenção de contratar trabalhadores temporários caiu. Apenas 6,9% das empresas planejam reforçar suas equipes, uma redução em relação aos 8,1% registrados no ano anterior.
A redução nas contratações pode estar relacionada à automação de processos de venda online e à cautela dos empresários frente ao cenário econômico.
Cenário do Dia das Mães
O cenário para o Dia das Mães 2025 em Minas Gerais é marcado pelo otimismo e pela preparação estratégica dos empresários para atender a uma demanda crescente. A diversificação dos canais de venda, o foco em produtos de apelo emocional e as ações promocionais são os principais diferenciais que podem garantir o sucesso do comércio mineiro nesta data.
