Obras do parque da Via 240 na Regional Norte

A obra do Parque Linear Via 240 avança

A obra do parque linear da Via 240 está bem avançada, próxima de conclusão e transformando o espaço que atualmente é usado para caminhada, ciclovia e treinamento amadores das regionais norte e nordeste. O local estava abandonado e descuidado, precisando de uma revitalização. Com a reforma o espaço passa ser área de atividades esportiva e lazer com novos equipamentos. Um play ground, uma academia à Céu Aberto e oito “pequenas praças” que ganharam o nome de Ponto de Encontro. Estes espaços serão dotados de bancos, lixeiras, piso de bloco intertravado e todos cercados de guarda-corpo.

O play ground está recebendo um piso especial emborrachado e um circuito com brinquedos em alvenaria em uma das pontas do parque. Na outra extremidade do parque terá uma Academia a Céu Aberto. As obras iniciaram em agosto e em breve, a população contará com um local totalmente voltado para atividades de esporte, lazer e interação social.

O vereador Reinaldo Gomes Preto do Sacolão, que está a frete para viabilizar o projeto, destacou a importância da criação do parque na Via 240.

Todos nós queremos mais qualidade de vida e a atividade física é primordial! Quem passa pela Via 240, percebe uma grande movimentação de pessoas se exercitando na pista de caminhada. Também caminho lá e resolvi levar até o prefeito Kalil a proposta de readequação do espaço.”  O vereador procurou a Fundação de Parque Municipais e Zoobotânica que desenvolveu o projeto.  Reinaldo Gomes lamenta que nem tudo que estava previsto no projeto original de 2020 foi executado. Ele afirma que continuara cobrando o aporte de recursos da parte da Prefeitura para implantação total do parque.

Obras do parque da Via 240 na Regional Norte de BH
O parque da Via 240 Regional Norte de BH terá um play ground e uma Academia à Ceu Aberto – Foto: @marcossilvabh | JCA

 

Falta Informação

A reportagem do portal COMUNIDADE EM AÇÃO solicitou da assessoria de imprensa da PBH informações sobre a obra, valor investido, qual a contrapartida da MRV no projeto e prazo de conclusão da obra. E o que será feito pela Prefeitura para concluir o projeto. Porem a Prefeitura não respondeu até à publicação desta matéria.

Omar Santos, atleta da região Norte, em conversa com o vereador Reinaldo Gomes Preto Sacolão, apresentou sugestões no projeto para atender as demandas das equipes de atletismo usam o local para treinamento. O vereador comprometeu encaminha para Prefeitura às solicitações dos atletas. Omar Santo comentou há muitos anos vem buscando por apoio para transformar o local para a prática de atletismo.

O que é contrapartida

Obras do parque da Via 240 na Regional Norte de BH
Oito pontos de encontro com banco e parque linear Via 240 na Regional Norte de BH Foto:@marcossilvabh|JCA

O instituto da contrapartida é comum entre empresas e poder público. Nos casos das prefeituras, as empresas ou o munícipe fazem um acordo entre as partes em troca de cessão de um direito. Segundo o site do Congresso Nacional, a participação pôde ser financeira que o beneficiário transfere de forma voluntária se compromete, contratualmente, a aplicar em um projeto. A cobertura da contrapartida pelo beneficiário pode efetivar-se por meio de empréstimo ou receita própria. Identifica também a aplicação de recursos por parte da União, no caso de operação de crédito ou de doações.

Neste caso o que conseguimos apurar que a obra é realizada pela empreiteira contratada pela MRV, em contrapartida, da construtora foi para atender uma aprovação de empreendimento na região.