Mais um passo importante para fortalecer a atenção primária na capital: foi assinada a ordem de início das obras do novo Centro de Saúde do Conjunto Felicidade, que será erguido no modelo de Parceria Público-Privada (PPP). A unidade, que atenderá a população do conjunto da regional Norte, será construída um novo prédio moderno, funcional e sustentável, com previsão de entrega em até 12 meses. Será no mesmo local do antigo imóvel demolido.
Além do Conjunto Felicidade, também foram autorizadas as obras de mais dois Centros de Saúde: no Minas Caixa e no Parque Centenário. Juntas, as três novas unidades devem beneficiar mais de 26,5 mil usuários do SUS, reforçando a estrutura da saúde pública nas regionais Leste, Norte e Venda Nova.
Cada centro de saúde contará com investimento de R$ 12 milhões, resultado do contrato de PPP da Atenção Primária, assinado em 2016, com duração de 20 anos e valor estimado em R$ 2,19 bilhões. O modelo de concessão administrativa garante que, além da construção, a manutenção e a operação predial fiquem sob responsabilidade da empresa parceira durante todo o contrato.
Conjunto Felicidade ganha unidade própria de saúde
Para os moradores do Conjunto Felicidade, a construção de um novo centro de saúde representa um avanço no acesso a serviços essenciais. A nova unidade será equipada com estrutura moderna e sistemas atualizados de climatização, oferecendo conforto e eficiência energética. A obra faz parte do aditivo contratual firmado em fevereiro de 2025, que prevê a construção de mais 10 unidades em Belo Horizonte.
Com a entrega dessas novas obras, Belo Horizonte caminha para alcançar 69 novos Centros de Saúde, além dos 54 já entregues e outros cinco que estão em fase de execução. Somente em 2024, todos os centros construídos pelo modelo PPP passaram a contar com sistemas de climatização, elevando o padrão de atendimento.
Parceria Público-Privada transforma a saúde básica
A PPP da Atenção Primária vem sendo conduzida por meio da atuação conjunta entre a PBH Ativos S.A. e a Secretaria Municipal de Saúde. Essa parceria tem se mostrado estratégica para garantir a eficiência dos investimentos, com foco em resultados concretos para a população. Os novos prédios seguem um padrão que prioriza acessibilidade, sustentabilidade e conforto para profissionais e pacientes.
Participação da população
✅ Siga o Canal COMUNIDADE EM AÇÃO ON no WhtasApp têm notícias da ZN
✅ Siga o nosso Instagram: @comunidadeemacao
Mesmo com a divulgação do convite em grupos de mensagens da Região Norte da presença do Álvaro Damião no conjunto Felicidade para assinatura da ordem de serviço, foi baixa a participação de moradores e lideranças sociais no encontro com o prefeito. O destaque ficou por conta dos alunos da Escola Municipal Rui da Costa Val que fica ao lado do antigo Centro de Saúde. Alguns conselheiros do Centro de Saúde estiveram no local empunhando faixas reivindicando a construção de uma nova unidade no bairro Providencia.