Via 240 conversão à esquerda

Nova Circulação no Cruzamento das Avenidas Risoleta Neves e Saramenha

A BHTrans implantou uma nova circulação do trânsito no cruzamento das avenidas Risoleta Neves e Saramenha, em Belo Horizonte. A partir desta quarta-feira (26), o primeiro retorno no sentido Santa Luzia será fechado. Os veículos deverão utilizar o segundo retorno, que está localizado 100 metros à frente, na Avenida Risoleta Neves.

Esta mudança não é as obras do Orçamento Participativo de revitalização da Praça Maria Stela, no bairro Guarani, Região Norte da capital. Segundo uma fonte da Prefeitura, foi uma decisão de antecipar a implantação nova circulação prevista no projeto.

Sinalização com faixas na Av. Saramenha
Sinalização com faixas na Av. Saramenha para orientar os motoristas – Foto: Marcos SIlva | JCA

As melhorias visam aumentar a segurança dos pedestres e ciclistas que acessam a UPA Norte e o CRAS Novo Aarão Reis. Anteriormente, os pedestres encontravam dificuldades para atravessar a via com segurança devido à presença dos dois retornos. A região já conta com travessias de pedestres semaforizadas e ciclovia.

Em 2023, foi realizado um teste operacional com essa mudança na circulação para avaliar os impactos no trânsito e as melhorias propostas. Os resultados foram positivos e, agora, a mudança foi efetivada. Agentes da BHTrans estão monitorando a região e faixas informativas orientam os motoristas sobre o novo acesso.

Revitalização do canteiro

Baia na UPA Norte
Para facilitar o acesso dos usuários na UPA -Norte, será construída uma baia para embarque e desembarque dos usários Foto: Marcos Silva | JCA

Em abril deste ano a Prefeitura também apresentou à Comforça Norte um projeto de revitalização do canteiro central da Avenida Risoleta Neves (Via 240). O projeto inclui a implantação de uma nova área de lazer com equipamentos da Academia a Céu Aberto, pergolado e novas áreas de convivência. Reivindicações da população foram contempladas: a revitalização da Rua Anna Maria de Jesus, com área de estacionamento em 45º; a construção de uma baia para desembarque e embarque de usuários da UPA Norte, que contará com sinalização específica. A baia poderá ser implantada com a intervenção em andamento.

Os delegados da Comforça aprovaram e assinaram o projeto apresentado pela Prefeitura de Belo Horizonte. No entanto, falta levantar o custo e licitar a obra contemplada no Orçamento Participativo Digital.

Redação e Fotos : Marcos Silva | com conteúdo da PBH