Eleitos os Conselheiros Tutelares
Foi publicado no Diário Oficial do Município (dia 11/10), o resultado do 9º Processo de Escolha dos Membros dos Conselhos Tutelares de Belo Horizonte. A eleição foi no dia 6 de outubro. Os cinco candidatos que obtiveram o maior número de votos em cada regional foram eleitos.
Belo Horizonte conta com nove Conselhos Tutelares, um para cada regional da cidade. Cada unidade conta com cinco conselheiros totalizando 45 no município. Os mandatos têm a duração de quatro anos, e os eleitos neste processo terão direito a um salário mensal de R$ 3.775,13.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, foram registrados 46.619 votos, número 46% maior do que em 2015, quando aconteceu a última votação.
Na Regional Norte foram eleitos: Laurinda Aparecida de Jesus; Ângela Cristina Silva Souza; Rosilda Cardoso da Silva; Vanda Alexandra da Silva; Gabriela Teixeira Amorim. Os suplentes: Robson Itamar da Silva; Juliana Ivani Martins Damasceno; Paula Roberta de Paiva Curcio Sônia Fernanda Amaral Medeiros; Edson de Moraes.
CONSELHO TUTELAR NORTE – Rua Pastor Muryllo Cassete, 85 – São Bernardo Telefone: 3277-6655
Vale informa
A Vale informou que acionou, (31/10), de forma preventiva, o protocolo de emergência em Nível 1 da barragem Forquilha IV, localizada na Mina Fábrica, em Ouro Preto (MG), o qual de acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), não requer a evacuação da população a jusante da barragem.
A decisão é uma medida preventiva acordada com órgãos de defesa civil, devido a uma anomalia identificada na barragem durante inspeção de rotina. A barragem Forquilha IV não recebe rejeitos desde fevereiro deste ano.
Na edição do mês de abril (2019), o Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO deu a notícia, com exclusividade, sobre a possibilidade do rompimento das barragens em Ouro Preto e, que caso ocorra afetará bairros das regionais Norte e Nordeste. Os rejeitos chegariam pelo Rio das Velhas afetando o bairro Maria Tereza ao reter o ribeirão do Onça.
Segundo Edmar Gonçalves, integrante da liderança do bairro Maria Tereza, os moradores não foram avisados do protocolo pela Defesa Civil como ficou acertado durante a simulação em maio deste ano.
De Olho na Câmara
Diante da falta de representatividade junto ao poder público, principalmente nas demandas junto a Prefeitura, o movimento popular da regional Norte, com a participação de moradores e lideranças comunitárias estão se reunindo com a perspectiva de apresentar um candidato da região e elegê-lo para vereador em 2020. Na avaliação do grupo, a regional Norte sofre por não ter alguém que possa representar e dar encaminhamento nas demandas da região.
A regional Norte é conhecida no meio político por ser terra de ninguém. No período que antecede às eleições, aparecem na região políticos em busca dos votos. Por outro lado, surgem pseudo lideranças articulando movimentos comunitários ou promovendo “festinhas” no intuito de aproximar dos moradores e criar uma relação com segundas intenções.
A proposta do grupo é subverter esta ordem e transformar a atual realidade. A Região Norte precisa ter voz e deixar de ser submissa ao político oportunista.
Dia da Criança
Dois eventos marcaram o Dia das Crianças no bairro Tupi. No campo do Tupinense o Sertanejão FC realizou o seu tradicional festival esportivo com a rua de lazer. Enquanto os jogos, valendo troféu, eram realizados no campo, as crianças desfrutavam dos brinquedos armados na rua.
Outro momento de lazer foi realizado por moradores, pelo segundo ano consecutivo, na Rua Graciliano Ramos. Por iniciativa de três moradoras: Andreia, Efigênia e Vanessa, que mobilizaram os moradores da rua e conseguiram doações para proporcionar o momento de lazer das crianças. Além das brincadeiras de rua, o grupo também realizou oficinas com as crianças. Andreia destacou a importância da união dos moradores que de pronto contribuíram na organização. “Neste ano a organização foi meio de improviso, na última hora, mas no ano que vem vamos planejar com antecedência”, diz Andreia.