Vacina-pbh

Neste sábado, mais de 1.400 pessoas tomaram a vacina contra a dengue.

Nesse sábado (9) a Prefeitura de Belo Horizonte aplicou 1.473 doses da vacina contra a dengue no público de 10 a 14 anos. O atendimento foi em nove centros de saúde da capital no horário das 8h às 17h. Segundo a Prefeitura, até o sábado, dia 9, mais de 19,2 mil pessoas do público elegível receberam o imunizante, que corresponde a quase 40% do total de 49,5 mil doses recebidas pelo município. Na próxima segunda-feira (11), as vacinas estarão disponíveis novamente em 152 estabelecimentos de saúde e os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura de Belo Horizonte.


A Secretaria Municipal de Saúde está utilizando as vacinas remanescentes para imunizar todas as faixas etárias, que somam um público de cerca de 120 mil pessoas. O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses.


A recomendação das autoridades sanitárias da saúde, para receber a vacina é necessário que o público de 10 a 14 anos esteja com o pai, mãe ou responsável legal. Além disso, no momento da aplicação, é necessário apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.


O imunizante pode ser administrado simultaneamente com as demais doses do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e Adolescente. Aqueles que tiveram diagnóstico recente de dengue, a recomendação é aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal. Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença.

Da redação

Foto:  Rodrigo Clemente | PBH – Divulgação