O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), sob a gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, inaugurou a Enfermaria Pediátrica de Apoio ao Período Sazonal (EPAPs), disponibilizando 10 leitos para internação. A capacidade de leitos pode ser aumentada para 20, se necessário, visando a ampliação dos cuidados médicos. Essa iniciativa visa garantir atendimento às crianças da rede SUS-BH durante períodos de maior demanda por assistência, especialmente devido a doenças respiratórias e arboviroses, como dengue, chikungunya e zika.
Com a inclusão desses novos leitos, o HOB eleva seu total para 150 leitos pediátricos e neonatais, dos quais 46 são de enfermaria, 27 no pronto-socorro (incluindo 10 com estrutura de CTI), 30 em terapia intensiva, 20 de cuidados intermediários e 27 de alojamento conjunto. Taciana Malheiros, superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens, ressalta a importância da abertura desses leitos para o atendimento pediátrico.
“Estamos monitorando diariamente a ocupação dos leitos pediátricos existentes no hospital. E, nesse fim de semana, foi observado um aumento importante, tanto na busca direta para atendimento pediátrico no pronto-socorro quanto na ocupação dos leitos. A ampliação dos 10 leitos permitirá apoiar a rede de saúde e garantir mais acesso para a população. Já temos 4 crianças internadas na nova enfermaria”, afirmou.
Da redação com conteúdo da PBH
Foto: Divulgação PBH