Depois dos episódios racismo sofrido pelo jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid, durante uma partida contra o Valência, na Espanha. Além das ofensas no estádio, o atacante da seleção brasileira vem sofrendo com inúmeros ataques dos torcedores espanhóis em outros locais públicos.
O futebol amador da Capital Mineira integra a campanha de combate ao racismo. As manifestações serão nos jogos da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima quando estendidas faixas de repúdio aos atos de racismo nos campos de futebol antes das partidas. As faixas terão a mensagem: ”Aqui o jogo é limpo. Na Copa Centenário, racismo não tem vez”.
A mobilização ganhou força com uma ação coletiva antes do apito inicial para o jogo São Paulo F. C. Barreiro e Prointer F. C., categoria – Feminino Adulto, quando foi estendida, pelas jogadoras, uma faixa de repúdio ao racismo.
Acreditando que a força dos esportes é para unir as pessoas, a Secretaria de Municipal de Esportes e Lazer estimula os atletas que disputam a Copa Centenário lutar contra o racismo e qualquer tipo de preconceito.
“Não podemos tolerar o racismo e repudiamos qualquer forma de preconceito, seja dentro ou fora dos campos”, enfatizou a secretária Municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco, lembrando que a campanha contra o racismo faz parte da Copa Centenário. “Sempre houve uma preocupação em combater o racismo e, nas edições anteriores foram realizadas campanhas de conscientização”, ressaltou a secretária.
A capitã da equipe do Prointer Futebol Clube, Taislene Santos Vieira, considerou a iniciativa uma importante força mobilizadora contra o racismo. “Eu, como uma das atletas negras desse campeonato, me sinto acolhida e a mobilização é uma força capaz de unir pessoas de diversas idades, etnias e classes sociais, sendo uma ferramenta de inclusão social e uma forma inteligente de protestar contra o que não concordamos”.
A Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima é um dos principais torneios de futebol amador do brasileiro. A Copa foi criada em 1997, em comemoração ao aniversário de 100 anos de Belo Horizonte. Com o falecimento Wadson Lima, ex técnico da seleção brasileira de volei, secretário de Esporte e ex.vereador de Belo Horizonte. A 25ª edição começou no último mês de março e termina no final do ano.
Compartilhe esta notícia. Faça parte da nossa Comunidade no WthatsApp, clique