O futebol amador da Capital está suspenso por tempo indeterminado em razão da pandemia do Covid-19. A determinação é da Federação Mineira de Futebol (FMF). Os Jogos Escolares de Belo Horizonte/2020 também estão suspensos, ambos não tem previsão de retomada.
Futebol amador e Jogos Escolares suspensos
Não é somente o futebol profissional e os esportes especializados que estão paralisados em razão das medidas sanitárias preventivas impostas no combate ao COVID-19. Em nota publicada (16/3) no site da Federação Mineira de Futebol o Setor de Futebol Amador da Capital (SFAC) informa que suspendeu os campeonatos das séries A e B além da Copa BH de Futebol Feminino, ambos sem previsão de retorno. “Tais medidas se dão em decorrência de pandemia do Covid-19 (Coronavírus)”. A nota também informa que de acordo com a portaria 01/2020 do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), os julgamentos estão suspensos e a retomada das atividades do tribunal e dos campeonatos deverão ser comunicadas por nota oficial pelo Setor de Futebol Amador da Capital (SFAC). A nota é assinada pelo Marco Artur de Mendonça, gerente do SFAC – FMF.
Jogos Escolares têm início suspenso
Os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2020 têm início suspenso por tempo indeterminado. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Secretaria Municipal de Educação comunicaram a suspensão por prazo indeterminado para o início da edição dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH). A decisão é em conformidade com as medidas tomadas pela Prefeitura de Belo Horizonte para conter o avanço do Corona vírus e cumprir o decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública no estado de Minas Gerais.
A suspensão tem o objetivo de proteger os alunos-atletas envolvidos nos JEBH, a fim de evitar danos à saúde da população por meio das atividades esportivas que são realizadas ao longo do evento.
Com a suspensão por tempo indeterminado das aulas da rede pública municipal, estadual e particular anunciada em 19 de março pelo governo de Minas Gerais, a coordenação dos JEBH seguirá monitorando a situação de contágio do Corona vírus no Brasil, podendo retomar o curso normal das atividades assim que o cenário estiver normalizado e de acordo com as leis vigentes.
Em 2019, participaram dos jogos mais de três mil estudantes-atletas de 120 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas para desportos. As disputas ocorreram de 06 de maio a 18 de junho.
Os JEBH são disputados em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estes com idade entre 15 e 17 anos.
As modalidades dos jogos são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há ainda, as modalidades paraolímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.
Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), os JEBH são a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes-atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) permitindo ainda a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.