Fim de semana tem Arraial de Belô
A tradicional festa popular de Belo Horizonte, o Arraial de Belô está de volta para ocupar à praça da Estação. A retomada só foi possível com a flexibilização da pandemia. Abertura oficial da 43ª edição terá a tração nacional, a a cantora sertaneja Lauana Prado se apresenta na noite do próximo domingo (31), com entrada gratuita. O evento conta com o tradicional Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas, shows regionais e a criatividade da culinária mineira na Vila Gastronômica. O Destaque também será o Concurso Nacional de Quadrilhas, tornando-se o centro das atenções da cultura junina nacional. Serão três finais de semana seguidos na Praça da Estação, que vai preencher a capital mineira com muita cultura e folclore.
“Belo Horizonte volta a ser a capital nacional da cultura junina, com a 43° edição do Arraial. É uma alegria poder ver novamente a Praça da Estação feliz, cheia de cor e de muita tradição cultural. Temos certeza de um espetáculo ainda mais intenso e cheio de surpresas, uma vez que as quadrilhas estão sem disputar os concursos por dois anos, devido à pandemia. Certamente, milhares de belo-horizontinos e turistas irão se encantar com um dos melhores festejos juninos de rua do Brasil”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. A previsão de público para todos os dias de evento na Praça da Estação é de 140 mil pessoas.
Hoje, sexta-feira(29) teremos duas apresentações, o sanfoneiro Sérgio Saraiva e da cantora sertaneja Raquel Lídia. Entre as duas apresentações cinco quadrilhas entram em cena disputando o Concurso Municipal pelo Grupo de Acesso.
No sábado (30), a partir das 14h, dez quadrilhas do Grupo de Acesso que se apresentarão nos tablados. No palco, a partir das 23h30, o show será com a dupla sertaneja Leandro e Romário.
Domingo (31) a programação do primeiro fim de semana do 43° Arraial de Belô encerra com nove quadrilhas que disputam o Concurso Municipal pelo Grupo de Acesso e o show da cantora Lauana Prado fechar o evento com os sucessos como ‘Cobaia’ e ‘Primeiro Eu’.
Concurso de Quadrilhas
As 24 quadrilhas do Grupo de Acesso do Concurso Municipal serão avaliadas por uma comissão junina que julgará os seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos. Os quatro primeiros classificados do Grupo de Acesso do ano anterior passam a compor o Grupo Especial e os quatro últimos colocados neste último passam a compor o Grupo de Acesso. A apuração do Grupo de Acesso será realizada no dia 2 de agosto, e a do Grupo Especial no dia 9 de agosto. Ambas irão ocorrer no Coreto do Parque Municipal, às 14h.
Gastronomia
A ‘Experiência Junina Completa’, o Arraial de Belo Horizonte 2022 terá apresentação de quadrilhas, shows musicais e diversas atividades gastronômicas. No espaço, alunos de cinco universidades comercializarão suas receitas vencedoras do 3º Concurso Prato Junino.
Foi lançado também o Circuito Gastronômico do Arraial de Belo Horizonte, com a participação bares e restaurantes que estão vendendo pratos com receitas tipicamente juninas até o dia 14 de agosto.
Programação
29 de julho (sexta-feira):
20h Concurso – Municipal de Quadrilhas – Grupo de Acesso
23h20 Show com – Raquel Lídia
30 de julho (sábado):
17h30 Concurso – Municipal de Quadrilhas – Grupo de Acesso
23h30 Show com – Leandro e Romário
31 de julho (domingo):
16h30 Concurso – Municipal de Quadrilhas – Grupo de Acesso
22h Show com – Lauana Prado
O metrô funcionará com horário especial em razão do Arraial de Belo Horizonte. A Estação Central ficará aberta para embarque até 1h30 no sábado e domingo e até 00h30 na segunda-feira. As demais estações operam só para desembarque a partir das 23h.