Foram dez anos de espera para que os usuários do SUS possam usar a nova sede da UPA Norte. Com as obras paralisadas devido ao distrato da construtora que desistiu do empreendimento em 2016, as obras foram retomada no ano passado por outra construtora.
A partir de domingo (07/08) as pessoas que precisarem de atendimento médico e odontológico de emergência, tem uma nova Unidade de Pronto Atendimento na Região Norte. Durante um período de adaptação haverá uma ambulância que conduzirá os pacientes da Unidade do Primeiro de Maio para nova sede da UPA Norte na Via 240.
Nova UPA Norte começa funcionar Domingo
Redação e fotos: Marcos Silva
Foram dez anos de espera para que os usuários do SUS possam usar a nova sede da UPA Norte. Paralisadas devido ao distrato da construtora que desistiu do empreendimento em 2016, as obras foram retomada no ano passado por outra construtora e está pronta para o atendimento medico de urgência.
Localizada na Avenida Risoleta Neves (Via 240) no Aarão Reis a nova unidade foi construída em terreno de tem cerca com mais de 21 mil m² com construção de 1.793 m² em uma estrutura que garante mais conforto para usuários e trabalhadores. Foram investidos de R$14 milhões de reais no total.
Segundo a Prefeitura a nova unidade tem capacidade de atender 10 mil usuários/mês com uma estrutura de 12 leitos de enfermaria adulto, cinco de pediatria e quatro de urgência. Além disso, a nova estrutura conta com laboratório, raios-X, farmácia e uma ala dedicada para casos de Covid-19.
Serão dois consultórios e uma observação exclusiva e medicação para os casos do novo coronavírus. Pacientes que for medicado e tiver alta sai por uma ala fora da unidade, nos casos mais grave o paciente vai para o isolamento e aguarda a transferência para hospital explicou a gerente da UPA Norte, Daniela Aparecida Martins.
O secretário Municipal de Saúde Jackson Machado visitou a nova unidade respondeu ao questionamento da ausência do Prefeito explicando que não é hábito dele participar deste momento de conclusão e entrega de obras e que ele tinha outra agenda para o mesmo horário com a Ministra do STF Carmem Lúcia.
“Esta é uma semana especialmente feliz para nós. Além da flexibilização da cidade que foi permitida pela redução do número de pessoas demandando internações nas UPAS, quero prestar um esclarecimento que embora a ocupação de leitos (Covid-19) tivesse próximo de 80%, o que a gente monitora é a fila para ir para o CTI. A demanda por leito caiu vertiginosamente e eu queria aproveitar o momento para agradecer aos hospitais particulares de Belo Horizonte que nos enviaram seus dados para que pudéssemos contabilizar”, detalhou Machado.
Tratamento mental na UPA antiga
A Regional Norte tem mais de 260 mil moradores e conta com 20 Centros de Saúde que funciona de 7 as 19 horas e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que funciona 24 horas. Um serviço de pouco usado pelos moradores e o odontológico de urgência.
A presidente do Conselho dos Usuários da UPA do Distrital Norte, Maria das Graças Nascimento (foto), falou da importância da entrega da nova unidade e como a luta da comunidade foi determinante para que a Prefeitura concluísse a obra. Maria das Graças salientou que a nova UPA Norte vai proporcionar mais conforto e dignidade para os funcionários e usuários durante os atendimentos. Maria das Graças ressaltou da necessidade de contratação de funcionários para atender a quantidade de usuários que a UPA Norte tem diariamente na UPA do Primeiro de Maio. “Queremos contar com profissional, que não falte profissional para atender o nosso povo e atender com dignidade” diz Maria das Graças.
Quanto a unidade da UPA no bairro Primeiro de Maio, Maria da Graça conta que enviou um ofício para a Secretaria de Saúde solicitando que seja feita a troca da rede elétrica, “que é antiga” antes de transferir o Centro de Saúde do Primeiro de Maio para antiga unidade da UPA Norte.
O Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO conseguiu uma informação exclusiva do secretário Jackson Machado, a antiga unidade da UPA Norte será transformada em uma unidade tratamento para doenças mental. A Prefeitura tem um programa que atende este tipo de paciente, é Centro de Referência de Saúde Mental (CERSAM).
Mais segurança
Durante a coletiva levamos ao secretário Jackson Machado as demandas (CONSELHO QUESTIONA no link) levantadas na reunião virtual da Comissão de Usuários da UPA Norte quanto a iluminação da Via 240, passarela e segurança para os usuários e trabalhadores. Machado informou que a unidade terá câmaras de segurança no local, além de contar com atuação da Guarda Municipal.
Quanto a precariedade da iluminação pública o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, informou que a empresa fará interferências nos casos pontuais que for necessário.