A primeira criança que tomou a vacina de imunização contra a Covid-19 em Minas Gerais foi Miguel Bittencourt, de dez anos. O menino, que possui autismo, demonstrava estar bastante animado. Sua mãe, Deusmara Andrade, disse que ela e o filho estavam contando os minutos para a imunização. “Estou me sentindo muito feliz. A vacinação é indispensável para reduzir a transmissão. Eu não tive dúvidas sobre trazer o meu filho”, declarou para Agência Minas.
O início da imunização contra a Covid-19 de crianças com idades entre 5 e 11 anos em Minas Gerais foi na sexta-feira (14/01). Foram vacinadas dez crianças de Vespasiano, que possuem diferentes comorbidades e deficiência permanente.
Minas Gerais tem a segunda maior população infantil do Brasil e recebeu, na sexta-feira (14/1), 110 mil doses da Pfizer/Comirnaty – Pediátrica. A distribuição para as Unidades Regionais de Saúde começou no início da tarde, permitindo que algumas cidades já começassem a vacinação.
Em Belo Horizonte a vacinação começou no sábado seguindo as orientações do Ministério da Saúde que priorizou a primeira dose para crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.
Hoje (18/01) terça-feira, a aplicação da primeira dose é para crianças acamadas de 11 a 5 anos completos, até a data da vacinação. A imunização será feita em domicílio; neste dia não haverá aplicação de vacina para nenhum outro grupo prioritário ou faixa etária nos Centros de Saúde.
De segunda a sexta-feira, os pontos fixos e extras de vacinação funcionam das 8h às 17h; os de drive-thru, das 8h às 16h30; e os shoppings, das 13h às 19h30.
Da Redação: redacao1@comunidadeemacao.com.br