A nova função do WhatsApp permite agilidade na distribuição de notícias e garante sigilo entre os participantes
Com a liberação da função Comunidades no WhatsApp, o aplicativo de mensagens abriu mais um canal para os portais de notícias compartilhar notícias. O recurso cria um “guarda-chuva” de grupos, com vários subgrupos de temáticas similares em um único canal.
A Meta, dona do WhatsApp, Instagram e Facebook, liberou em janeiro deste ano a criação da função Comunidades no Whtasapp. Mundialmente ela existe desde 2022, porem no Brasil o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) fez acordo com a Meta para ser lançada pós-eleição com a justificativa de minimizar a divulgação de Fake News.
Para os veículos de comunicação é uma ferramenta importante permitindo, os leitores/seguidores, recebam as notícias com rapidez através do aplicativo de mensagens. A notícia chega até o leitor, logo que a notícia é publicada no Portal. A função Comunidade do Whatsapp comporta até cinco mil usuários que não conseguem enviar mensagens, assim não gera um acúmulo de recados/mensagens no aplicativo do leitor.
O Brasil o segundo maior usuário de WhatsApp no mundo, são 70% da população segundo o CanalTech, portal especializado em notícias de tecnologia. Em primeiro lugar está à Índia com mais de 82% de usuários.
Comunidade em Ação está ON
O Jornal criou o canal COMUNIDADE EM AÇÃO ON. A novidade é que nesse recurso, os usuários conseguem participar de um grupo sem ter o número de celular revelado,e ficando oculto no grupo, mantendo a privacidade durante o uso.
Essa iniciativa do COMUNIDADE EM AÇÃO ON é ampliar o acesso às notícias da Região Norte, oferecendo à informação. A nossa proposta é atuar de forma hibrida, no Jornal impresso como fazemos há 26 anos na região e agora no digital com o Portal de Notícias. Para entrar no grupo COMUNIDADE EM AÇÃO ON, basta acessar neste link.
“Estamos trabalhando na reformulação e estruturação do nosso portal de notícias com a consultoria do Google Local Lab, o processo é longo e de muito aprendizado que estamos recebendo da maior empresa de busca na Internet. A proposta do COMUNIDADE EM AÇÃO é atuar de forma hibrida no Jornal impresso como fazemos há 26 anos na região, e agora no digital alcançando mais leitores com o Portal de notícias.” afirma Marcos Silva, Diretor e Editor do Jornal e Portal. O layout do portal será a última etapa do trabalho, mas sempre que surgir novidades e tecnologias serão incorporadas. O COMUNIDADE EM AÇÃO está presente no Google News que ampliou a audiência no portal.
Temos outros projetos para o engajamento do leitor, tanto no impresso para manter a tradição e no digital para ampliar a presença no dia a dia das pessoas. O Portal vem experimentando os recursos de vídeos em suas reportagens, que uma tendência muito forte nos conteúdos do Jornalismo.
No Whtasapp temos alguns grupos temáticos e outros serão criados a partir das demandas e comportamento dos nossos leitores em busca de notícia. Grupos como futebol amador e outros esportes, divulgação cultural e eventos estão no projeto. Um grupo que pode despertar interesse entre os leitores serão informações na área da saúde pública, para isso uma parceria deverá ser firmada em breve. Optamos por lista de transmissão, somente o administrador poderá postar informações e notícias nos grupos.
Lembre-se que para os grupos temáticos, as regras são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar no grupo/lista de transmissão, o número do participante pode ser visto por outros integrantes do grupo. Na função Comunidades, o leitor verá somente o próprio número e do administrador. Ao fazer parte, o leitor automaticamente aceita as regras descritas nos grupos, lembrando que todo o conteúdo é gratuito.
Novo Portal
Temos outros projetos para o engajamento do leitor, tanto no impresso para manter a tradição e no digital par ampliar a presença no dia a dia das pessoas. O Portal vem experimentando os recursos de vídeos em suas reportagens, uma tendência muito forte nos conteúdos do Jornalismo. No YouTube o nosso canal é o ZNBHplay.
Para facilitar, o leitor pode seguir e publicar conteúdos com a #comunidadeemacaobh. No Google Meu Negócio a conta do Jornal é aprovada e tem o selo de verificação. As demais redes sociais Instagram, Tiktok, Facebook do Jornal serão incrementadas para o leitor poder interagir.
A interface do Portal COMUNIDADE EM AÇÃO ON é para ser dinâmico e rápida, por isso o conceito e o posicionamento no mercado está definido, afinal; É notícia! É informação! É que interessa!
Redação: Marcos Silva | redacao1@comunidadeemacao.com.br
Fotos: Reprodução Internet