A Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara dos vereadores fará uma Visita Técnica na UPA-Norte. Segundo o requerimento do vereador Wilsinho da Tabu (PP), a finalidade é verificar as condições da UPA Norte, observar como está qualidade do atendimento, das instalações para os usuários, bem como, a materialidade das unidades e as condições de trabalho dos servidores.
O atendimento da UPA-Norte tem recebido constantes criticas dos usuários. A falta de médicos e a demora no atendimento são as reclamações mais constantes para quem procura a Unidade de Pronto Atendimento na Região Norte de Belo Horizonte. Os relatos dos usuários são de descaso e demora de até 10 horas no atendimento, principalmente nos fins de semanas. A situação se agrava para o atendimento de pediatria.
Muitos dos usuários do SUS que buscam a UPA-Norte para atendimento, alegando que os Centros de Saúde não tem quadro de profissionais de saúde completos.
A Prefeitura anunciou que fará uma sindicância para investigar a situação da UPA-Norte.
Profissionais reclamam
Se em uma da ponta do sistema de público de saúde os usuários reclamam do atendimento, os servidores também têm queixas da falta de condições de trabalho. Na quarta-feira (12) um grupo de servidores fez protesto em frente a UPA-Norte. Empunhando cartazes, faixas, os servidores e alguns conselheiros de saúde da Zona Norte fecharam à Av. Risoleta Neves (Via 240). Durante a manifestação, os servidores denunciaram o assédio por parte da gestão da Unidade de Saúde.
A visita da Comissão de Saúde e Saneamento na UPA-Norte na terça-feira (18) às 10 horas sido solicitada para a Câmara Municipal por usuários e lideranças sociais que militam na área da saúde.
Foram convocados para reunião Wellington de Souza Silva, Coordenador Regional Norte, Cláudia Navarro, secretária Municipal de Saúde e Henrique de Castilho superintendente da Sudecap.
Reportagem e foto: @marcossilvabhz
redacao1@comunidadeemacao.com.br
Os comentários estão fechados.