Este ano em outubro teremos as eleições para os cargos de vereador e prefeito. A movimentação nos bastidores da política pelos partidos é para cumprir os prazos determinados pela Legislação Eleitoral. Alguns nomes do cenário político na Capital aparecem nas pesquisas de intenção de votos para o cargo de prefeito de Belo Horizonte. Os deputados estaduais João Vitor Xavier (Cidadania) e Mauro Tramonte (Republicanos) estão no páreo da disputa com Alexandre Kalil (PSD) pelo cargo de prefeito, uma vez que kalil vem destacando nas pesquisas que circulam na mídia.
Só que resultado de pesquisa na política é o espelho do momento em que ela é aplicada e até o dia da eleição o cenário pode ser outro.
Para eleição dos cargos de vereador a situação é uma incógnita, pois não existe pesquisa de assertividade que aponte candidatos que tenham chance de serem eleitos. A ressalva fica para aqueles que já são vereadores e buscam a reeleição. Em ano eleitoral eles aparecem nos bairros em busca do eleitorado e a regional Norte é uma das zonas eleitorais onde os votos são mais disputados. Os eleitos ou não, não temos um vereador que mora na regional Norte, passa eleição eles somem.
Pensando nisto um grupo de lideranças sociais e militantes políticos da Região Norte há cerca de um ano vem debatendo a necessidade de ter alguém que tenha compromisso com a esta região. O nome escolhido como pré-candidato foi Braz Siqueira, da Mutum Baterias, comerciante há 14 anos com loja na avenida Saramenha e morador há 30 anos no bairro Solimões.
Ao anunciar sua pré-candidatura para vereador, Mutum- nome pelo qual o Braz é conhecido- conta que tem conversado com os moradores e comerciantes da região: “percebi a necessidade de realizar alguma coisa para população da cidade em especial da (região) Norte” diz Mutum.
“Eu andando pelos nossos bairros percebi que existe uma necessidade de melhorar a infraestrutura do bairro e sinto que como vereador posso ser um elo entre os moradores e o prefeito. Durante este tempo eu identifiquei junto dos moradores que falta alguém que leve as nossas demandas até ai prefeito.” diz Mutum que é morador há 30 anos não bairro Solimões, ele lamenta que a região não tenha representatividade na Câmara Municipal.
Mutum aguarda a convenção do partido Patriota para aprovação do seu nome e posteriormente o período que a legislação permite para fazer a campanha