Da Redação
Inédito no país, evento gratuito na área das Ciências da Dança possibilitará a produção e a disseminação de pesquisas sobre o tema. Programação inclui atividades entre os dias 21 e 27 de junho
O ‘I Congresso Internacional Dance comCiência’ será realizado entre os dias 21 e 27 de junho de 2021, em formato digital, por meio da Plataforma EaD Bastidores. O evento gratuito, pioneiro no país, integra a última etapa do ‘I Festival Dance comCiência’, iniciado em maio, produzido pelo Bastidores – Dança, Pesquisa e Treinamento, por meio da Lei Aldir Blanc, e vai oferecer aos participantes um conteúdo vasto sobre as Ciências da Dança. Serão aulas teórico-práticas de dança contemporânea, ballet clássico, preparação física e dança a dois, e apresentações de pesquisas sobre saúde, biomecânica, psicologia, fisiologia, fisioterapia aplicados a bailarinos e programação surpresa.
Na Plataforma EaD Bastidores, os interessados podem se inscrever gratuitamente para participar das palestras, que serão proferidas por pesquisadores brasileiros e internacionais renomados, também conferir toda a programação e ter acesso às informações e objetivos de cada curso. Vale ressaltar que os participantes receberão certificado, comprovando a participação no ‘I Congresso Internacional Dance comCiência’.
Bastidores
O Bastidores é o único centro de pesquisa e preparação física especializado em bailarinos do Brasil. Possui profissionais da área da saúde com experiência em dança, especialistas, mestres e doutores licenciados no método Best Performance and Movement (BPM). O treinamento é específico para bailarinos, e tem eficácia cientificamente comprovada em todo o mundo.
Segundo a doutora em dança, Bárbara Pessali-Marques, idealizadora do ‘I Festival Dance comCiência’, diretora do Bastidores e criadora do método BPM, a Equipe Bastidores vai apresentar, durante o Congresso, as análises do treinamento realizado com os Bailarinos Contemplados. “Estamos estudando o efeito do programa de treinamento do método BPM para trabalhar a resistência de força e a capacidade aeróbica de bailarinos de diversas modalidades e níveis de dança. O objetivo é criar um modelo que possa ser facilmente aplicado em escolas de dança ou pelos bailarinos. Também que seja acessível e produza resultados físicos auxiliando na prática da dança, por meio da diminuição do índice de lesões e do aumento do desempenho. A pesquisa se fez necessária após estudos comprovarem a importância da preparação física a bailarinos, e provando que a maior parte dos artistas não realiza treinamentos complementares por falta de acesso, conhecimento e priorização nas rotinas”, adiantou a pesquisadora.
I Festival de Dança comCiência
Evento sobre as Ciências da Dança realizado no Brasil
I Congresso Internacional Dance comCiência
Inscrições abertas – Plataforma Ead Bastidores
Oficinas, palestras e aulas de pesquisadores nacionais e internacionais
Formato: Gratuito / Digital
Datas: 21 a 27 de junho de 2021