Sintomas respiratórios e vacinas

Centros de Saúde abrem neste sábado em BH para atender casos de sintomas respiratórios — Regional Norte terá unidade do Heliópolis em funcionamento

Neste sábado, 10 de maio, a Prefeitura de Belo Horizonte vai abrir cinco centros de saúde para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de doenças respiratórias. A ação é parte do Plano de Enfrentamento às Doenças Respiratórias e busca desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), priorizando o atendimento rápido de casos leves.

Entre as unidades que estarão abertas, o destaque na Regional Norte é o funcionamento do Centro de Saúde Heliópolis, que prestará atendimento das 7h às 19h. A abertura da unidade representa uma resposta importante às demandas locais, garantindo maior acesso ao cuidado básico de saúde.

Além do Heliópolis (Norte), também estarão em funcionamento os centros de saúde Carlos Renato Dias (Barreiro), São Paulo (Nordeste), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova). Essas cinco regionais concentram cerca de 65% dos atendimentos por sintomas respiratórios realizados na rede SUS-BH em 2024.

Atendimento e vacinação no mesmo local

Durante o horário de funcionamento, as unidades vão oferecer não apenas atendimento médico, mas também a vacina contra a gripe (Influenza) para toda a população a partir de 6 meses de idade. A vacinação será realizada das 8h às 17h.

Com a chegada do outono e a intensificação de casos de síndromes respiratórias, a Prefeitura de Belo Horizonte reforça a importância da imunização como uma das principais formas de prevenção. A estratégia de ampliar o acesso à vacina nos fins de semana facilita o alcance da população que não consegue se vacinar durante os dias úteis.

Aumento da demanda exige novas estratégias

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), mais de 200 mil atendimentos por sintomas respiratórios já foram registrados este ano na rede pública. Diante desse cenário, a Prefeitura decidiu ampliar o funcionamento das unidades básicas de saúde aos sábados, garantindo assistência descentralizada e eficaz.

 Siga o Canal COMUNIDADE EM AÇÃO ON no WhtasApp têm notícias da  ZN

✅ Siga o nosso Instagram: @comunidadeemacao

 

“Essa é mais uma ação do nosso Plano de Enfrentamento às Doenças Respiratórias. Estamos monitorando diariamente a situação e implementando medidas gradualmente, conforme a necessidade. O objetivo é garantir atendimento oportuno e de qualidade”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.

Quando procurar o centro de saúde

A orientação é clara: pessoas com sintomas leves — como coriza, dor de garganta, tosse e dor de cabeça — devem procurar os centros de saúde. Já os casos mais graves, como falta de ar intensa e febre persistente, devem ser direcionados às UPAs, que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Esse direcionamento contribui para que as unidades de pronto atendimento fiquem livres para casos de maior complexidade, melhorando a qualidade do serviço prestado.

Outras ações já em andamento

Além da abertura dos centros aos sábados, a Prefeitura já tomou outras medidas importantes para lidar com o aumento de casos respiratórios:

  • Abertura de 30 novos leitos pediátricos: sendo 20 no Hospital Odilon Behrens (HOB) e 10 no Hospital da Baleia;

  • Reforço no número de pediatras nas UPAs: unidades que contavam com dois profissionais por plantão noturno passaram a contar com três.

Essas ações fazem parte de um conjunto de estratégias que têm como objetivo principal garantir acesso, agilidade e qualidade no atendimento à saúde da população, especialmente durante o período crítico de doenças respiratórias.

Onde encontrar os endereços das unidades

Os endereços dos centros de saúde que estarão abertos neste sábado podem ser consultados no site oficial da Prefeitura de Belo Horizonte. A recomendação é que os cidadãos se organizem para buscar atendimento nas unidades mais próximas de suas residências.

Da Redação | redacao1@comunidadeemacao.com.br