O poste que estava em situação irregular na Avenida Basílio da Gama no bairro Tupi foi removido. Em março deste ano o COMUNIDADE EM AÇÃO publicou a reportagem em que no meio da pista da avenida havia um poste de sustentação da rede elétrica.
Segundo relato de moradores o poste estava causando problemas para os moradores e motoristas que transitavam naquele quarteirão por falta de sinalização. Ha relatos de moradores cerca de seis acidentes aconteceram naquela local. Alguns por pouco não foram acidentes graves.
A retirada do poste tornou-se um problema demandado pela comunidade que temia que um acidente grave acontecesse no local. José Barbara, dono de uma marmoraria na avenida, conta que presenciou a colisão de carro no poste. Segundo José, na época que a CEMIG instalou a rede elétrica, a avenida era mais larga e não sofreu com erosão causada pelas chuvas. Com o passar dos anos, o barranco cedeu e deixou a pista mais estreita. Atualmente a faixa da via destinada para a calçada, perdeu espaço para a pista de circulação dos veículos.
Outro proprietário de imóvel na Avenida Basílio da Gama que reclamou da situação foi Robson Mota. Ele procurou a Cemig e Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) solicitando a remoção do poste. Depois de um longo período, Mota recebeu um e-mail da PBH com a informação que a remoção do poste teria um custo de R$119 mil reais que ele teria que arcar com as despesas.
Abismado com atitude da Cemig e PBH, Mota relatou para ao COMUNIDADE EM AÇÃO relatando que a responsabilidade da remoção do poste era dos órgãos públicos e não dos moradores e dele por solicitar.
Diante da situação procuramos a Cemig e a Prefeitura. A Cemig afirmou que orçamento era para Prefeitura pagar pelo serviço. A PBH alegou que houve erro ao apresentar ao munícipe os custo da remoção do poste.
No dia 31 maio a Cemig realizou a retirada do poste e efetuou adequação da rede de energia. Segundo a informação da Assessoria da empresa a previsão para conclusão do serviço é para o próximo dia 8 de junho.
Para Robson Mota e José Barbara alegaram que o serviço ficou de forma satisfatória e melhor sem custo para os moradores. Agora é esperar que as empresas de telecomunicação e a Copasa restabeleça os serviços danificados. Durante o remanejamento dos postes as redes de telecomunicação/Internet e água e esgoto foram afetadas.
Redação & Fotos:
Marcos Silva | redacao1@comunidadeemacao.com.br