BHTrans anuncia reunião extraordinária nesta segunda-feira (11/9) que definirá a nova circulação no bairro Tupi. Será apresentação da proposta para alterar a circulação na Rua Gastão Cruls no bairro Tupi entre Av. Saramenha e Rua José Clemente no bairro Floramar.
Durante o período de 23 a 25 de agosto a BHTrans realizou teste operacional no complexo das ruas Gastão Cruls, Edgar Cavalheiro e Maestro Vila Lobos no bairro Tupi e José Clemente no Floramar. O local tem grande circulação de veículos entre os bairros e precisou de um período de três de avaliação.
Há anos os moradores reclamam e pedem por mudanças para melhorar o trânsito no local. Os acidentes são inúmeros e o mais recente, segundo relato dos moradores, uma carreta não conseguiu subir a Rua José Clemente, voltou de ré batendo e quebrando um poste de madeira arrebentando as redes de comunicação e energia. Por pouco não atingiu as residências. Também ouvimos casos de atropelamentos.
Alguns pedidos anteriores foram para a colocação de rotatória ou de quebra-molas na confluência das ruas, porem a Resolução 973/22 no Art. 2º no anexo 6 não permite a implantação em vias (rampas) com mais de 6% de inclinação. Quanto à rotatória não há espaço no local para o raio de giro que permita os veículos circular no local, além da topografia das ruas serem desfavorável, segundo explicou o engenheiro Rafael Leite consultado pelo portal COMUNIDADE EM AÇÃO.
A reunião para apresentação da proposta de mudança de circulação será na segunda-feira, 11/9, às 19 h, na Igreja Casa de Oração, na Rua Nelson Hungria, 85, no Tupi.
Mudança na Furquim Werneck
Outra reunião de apresentação de proposta de mudança de circulação está prevista no dia 25/9 é para a Rua Furquim Werneck via que separa os bairros Tupi e Guarani. O trecho que pôde alteração é entre a Av. Saramenha e Rua Dr. Benedito Xavier.
Por diversas vezes o SAC do COMUNIDADE EM AÇÃO recebeu reclamações deste trecho da Rua Furquim Werneck. São problemas com a qualidade irregularidade do asfalto que causou queda de idosa quando atravessava a rua, veículos circulando na contra mão e avanços de sinal. Os casos foram reportados à prefeitura e alguns deles para Regional Norte que foi respondido não ter detectado o problema.
O pedido da comunidade é para implantar a circulação em mão única na Rua Furquim Werneck no sentido da Rua Dr. Benedito Xavier para Av. Saramenha. A Rua é estreita e não comporta a circulação mão e contramão. Os problemas estão nos quarteirões estão entre as duas escolas e o ponto final da linha Suplementar 66 com veículos estacionados diminui a faixa de circulação. Outro problema apontado por um comerciante local é o tempo da sinalização semafórica da Furquim Werneck na esquina da Av. Saramenha, como “o prazo é curto e pessoal vai à contramão para aproveitar o sinal”.
Segunda reunião: Local – Escola Estadual Presidente Tancredo Neves – Rua Furquim Werneck, 313 – Bairro Tupi, dia 25/9 segunda-feira.
Reportagem e fotos: Marcos Silva
redacao1@comunidadeemacao.com.br