Nesta quinta-feira (17) será realizado um teste operacional no dia 17/8, das 9h até às 19h para viabilizar mais segurança aos pedestres da região, sobretudo para acesso à UPA Norte e o CRAS Dona Brasilina.
Segundo a nota enviada à redação do portal COMUNIDADE EM AÇÃO pela BHTrans, o teste consiste em verificar quais os potenciais problemas, quais ajustes serão necessários, se veículos de grande porte vão conseguir realizar o novo percurso em segurança e como os pedestres vão perceber as melhorias. Após esse dia de testes, tudo será avaliado e voltará novamente a ser debatido nas reuniões da CRTT para aprovação e implantação.
Demanda antiga
O problema da circulação do trânsito é antigo, principalmente nos horários da manhã e final da tarde, quando o fluxo de veículos é intenso. A atual sinalização de semáforo na rotatória no final das Avenidas Saramenha e Risoleta Neves é precária, colocando em risco a travessia do pedestre, principalmente para o acesso à UPA Norte e ao CRAS Dona Brasilina.
Nas demandas que a nossa reportagem teve acesso, um dos pontos críticos é o embarque e desembarque de usuários em frente da UPA Norte. Muitos dos casos, pessoas chegam até unidade de saúde em carros particulares para atendimento médico de urgência e não encontra local desembarcar o passageiro doente. A proposta em que seja construída uma baia facilitando o desembarque do paciente e em seguida o motorista conduz o carro para estacionamento do outro lado da Avenida atrás do Conjunto Maristela.
O teste operacional planeja retirar um dos semáforos e dar melhor acesso ao bairro São Gabriel.
Mão única no Tupi
Outro teste operacional é na Rua Gastão Cruls no bairro Tupi. Será feito nos dias 23, 24 e 25/8 o teste de implantação de mão única, sentido Av. Saramenha até as Ruas Edgar Cavalheiro e José Clemente, entre os bairros Tupi e Floramar.
O local também tem problema de circulação em função de mão dupla na rua, principalmente para o veículo acessará à Av. Saramenha.
Em recente Visita Técnica (7/8) solicitada pelo vereador Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), os técnicos da BHTrans e da Coordenadoria Municipal da Regional Norte acolheram a sugestão para implantar a mão única na Rua Gastão Cruls.
Reportagem: Marcos Silva
redacao1@comunidadeemacao.com.br