O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira (4) mudanças no alto escalão da administração municipal. O novo chefe do Executivo oficializou a troca de cinco secretários, além da nomeação de duas coordenadorias e uma chefia de gabinete. Apesar das alterações, Damião ressaltou que pretende dar continuidade ao trabalho de seu antecessor, Fuad Noman (PSD), e garantiu que projetos em andamento na Prefeitura, como o Programa Psicólogos e Assistentes Sociais na Educação (PAS) nas escolas municipais da capital, seguirão normalmente, sem prejuízo para os alunos.
Mudanças no secretariado
Entre as alterações, André Reis deixou a Secretaria de Políticas Urbanas para assumir a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Já Leonardo Castro, que antes ocupava a Secretaria de Governo, agora estará à frente da Secretaria de Políticas Urbanas.
Márcio Lobato, ex-delegado da Polícia Civil e ex-comentarista de TV em programa que era comandado por Damião, assumiu a Secretaria de Segurança e Prevenção. O ex-vereador Rubão foi nomeado secretário de Esportes, enquanto Guilherme Daltro, que já havia atuado como chefe de gabinete de Damião na Câmara Municipal, foi oficializado como secretário de Governo.
Além disso, Duander Franco, assessor próximo do prefeito, assumiu a chefia de gabinete.
Novas coordenadorias e estrutura administrativa
Damião também anunciou Marcos Crispim, ex. vereador não reeleito em 2024, como chefe da Coordenadoria de Vilas e Favelas, além de Álvaro Goulart, que passa a coordenar a Regional Hipercentro. O prefeito destacou que todas as dez regionais da cidade contarão com subcoordenadores específicos para atender às demandas das vilas e favelas.
Apesar das mudanças, Belo Horizonte manterá o atual número de 18 secretarias, sem expansão da estrutura administrativa.
✅ Siga o Canal COMUNIDADE EM AÇÃO ON no WhtasApp têm notícias da ZN
✅ Siga o nosso Instagram: @comunidadeemacao
✅ Siga o Comunidade em Ação no Google News
Secretaria de Educação e continuidade do PAS
A Secretaria Municipal de Educação terá, interinamente, Marcos Clemente no comando, após a saída de Bruno Barral, investigado pela Polícia Federal por suspeita de favorecimento a empresas durante sua gestão em Salvador. O prefeito reforçou que a mudança não afetará a continuidade do projeto PAS, que garante psicólogos e assistência social para os alunos da rede municipal. Segundo Damião, a administração seguirá com os esforços para manter e aprimorar a iniciativa, assegurando que os estudantes tenham acompanhamento necessário.
Agradecimento aos ex-secretários
Durante o anúncio, Álvaro Damião fez questão de agradecer aos secretários que deixaram a administração municipal, como Josué Valadão, Genilson Zeferino e Daniel Messias. “Todas essas mudanças são pontuais e refletem apenas uma nova filosofia de trabalho. Não há qualquer questionamento sobre a competência dos que saíram. Todos foram escolhidos por Fuad Noman e prestaram um grande serviço à cidade”, afirmou o prefeito.
Com as novas nomeações, o governo municipal busca estabilidade e continuidade dos projetos em andamento, reforçando o compromisso com a população de Belo Horizonte.