SLU reforma URPV da Saramenha
SLU reformou URPV da Saramenha que recebeu melhorias nas partes hidráulica e elétrica, pintura, recuperação de portas, portões e cercas. Além das reformas nas URPV’s, os funcionários que trabalham nas unidades também estão passando por treinamentos que envolvem questões como atendimento ao público e segurança no trabalho.
As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) estão passando por reformas para melhor atender os cidadãos que precisam descartar resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional.
A Prefeitura vai investir R$ 1.202.403,08 nas reformas de 32 unidades alem da unidade Saramenha (Tupi), mais de nove URPVs já foram reformadas e receberam melhorias nas partes hidráulicas e elétrica, pintura, recuperação de portas, portões e cercas. Além das reformas, os funcionários que trabalham nas unidades também estão passando por treinamentos que envolvem questões como atendimento ao público e segurança no trabalho.
De acordo com a técnica da SLU, Alessandra de Fátima Goulart de Oliveira, a população pode colaborar para o bom funcionamento das URPVs. “Às vezes, as pessoas descartam os resíduos de forma errada, do lado de fora da unidade, principalmente depois do horário de funcionamento e nos fins de semana”, diz. De acordo com Alessandra, mesmo com as informações sobre o horário de funcionamento e sobre os tipos de resíduos que a unidade pode receber, o problema é recorrente, o que causa transtornos para toda a vizinhança. Outro problema que ela aponta é o vandalismo, principalmente com quebra de portão, roubo de fechadura e de chuveiro elétrico. “As URPVs são um patrimônio da cidade. É importante que todos as utilizem de forma adequada e ajudem na conservação”, destaca a técnica da SLU.
A URPV Saramenha, localizada no bairro Tupi, foi uma das que foram reformadas. O aposentado Marcos Paulo Ribeiro, morador do bairro Guarani, aprovou a reforma feita no local. “A nova pintura deu vida à unidade. Aqui era um lugar que quase ninguém conhecia e hoje está bem visível para as pessoas. Quanto mais conhecido o local, mais pessoas param de jogar entulho na calçada”, acredita.
O carroceiro Sebastião Ramos, do Conjunto Felicidade, sempre transporta entulho e móveis velhos para a URPV Saramenha. “Além de ser útil para as pessoas, a URPV é uma fonte de renda para nós, carroceiros, que sempre ganhamos um trocado”, diz. Ele aprovou a reforma da URPV Saramenha. “Acho que as pessoas poderiam ajudar a deixar a unidade limpa e bonita, ainda mais agora que ela está com pintura nova e cerca”, diz.