Moradores e Desportistas Alertam para Riscos na Rua Gil Moraes de Lemos e Abandono do Campo; Prefeitura Afirma Falta de Recursos Apesar de Projeto Existente
A obra de contenção de encosta no entorno do Campo do Tupinense, localizado em Belo Horizonte, não iniciou por falta de verba, segundo informações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A situação, que já preocupa moradores e desportistas locais, foi revelada em nota enviada ao “COMUNIDADE EM AÇÃO”. Apesar da existência de um projeto executivo, a execução da obra permanece sem previsão, gerando incertezas na comunidade.
Problemas e Reivindicações
Moradores da região e um diretor do Tupinense expressaram grande preocupação com o estado de abandono do campo. O local apresenta mato alto, acúmulo de lixo e entulho, além de riscos na Rua Gil Moraes de Lemos, que apresenta rachaduras e coloca residências em perigo. Um dos pontos críticos é o barranco que cedeu em março de 2020, durante fortes chuvas, levando parte da rua para o interior do campo e destruindo a obra de contenção realizada em 2013.
Rogério Otoni Matos, morador da Rua Gil Moraes de Lemos, já havia alertado em entrevista em 2020 sobre o problema, mencionando rachaduras no asfalto e intervenções paliativas da Prefeitura no passado. Ele também denunciou que as obras de reforma do Estádio Isaías Gougher (Campo do Tupinense) tiveram tubulões de contenção rasos, menos de 3 metros, e perfurados manualmente.

Visita Técnica e Posicionamento da PBH
✅ Siga o Canal COMUNIDADE EM AÇÃO ON no WhtasApp têm notícias da ZN
✅ Siga o nosso Instagram: @comunidadeemacao
✅ Siga o Comunidade em Ação no Google News
Em julho de 2022, a Comissão Especial de Estudo-Drenagem Urbana da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) realizou uma Visita Técnica no local, solicitada pela vereadora Fernanda Altoé (Novo) e com a participação do vereador Reinaldo Preto Sacolão (PMDB). Na ocasião, técnicos da Prefeitura apontaram a necessidade de construir taludes de contenção.
Em nota, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou (15/4) que o projeto executivo para a contenção de encosta já está concluído, e a fase atual é de captação de recursos. A PBH também destacou um investimento de R$ 475 mil em obras de adequação, manutenção e conservação do campo em 2023, incluindo melhorias na iluminação, reforma da instalação elétrica, revitalização da arquibancada e outras manutenções.
Limpeza e Solicitações Não Atendidas

Foto: Marcos Silva | JCA
Sobre a limpeza, a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) informou que realiza a limpeza dos bota-foras a cada 15 dias e pediu a colaboração de todos para a manutenção da limpeza na região. No entanto, um diretor do clube, que preferiu não se identificar por temer represálias da Administração Regional Norte, relatou que solicitações para capinar, roçar e recolher o lixo no campo não foram atendidas. Causando prejuízos ao clube, que está impossibilitado de jogar em seu próprio campo por não passar nas vistorias da Federação Mineira de Futebol (FMF).
Campo Vila Califórnia passa por revitalização
A Prefeitura deu início à reforma do Campo da Vila Califórnia, no Bairro Califórnia, região Noroeste da capital. A revitalização do espaço faz parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura esportiva e ao incentivo ao lazer nas comunidades.
As obras incluem construir rampas e escadas com acessibilidade, conforme a norma NBR 9050, garantindo o acesso de pessoas com deficiência. Também está prevista a instalação de alambrados para cercamento do campo, além da reforma das redes de drenagem pluvial e esgoto. As intervenções contemplam ainda a construção de muros e passeios nas ruas do Aterro e Aroeira Neves.
O investimento total é de aproximadamente R$ 1,2 milhão, com recursos próprios do município. A execução das obras está sob responsabilidade da Subsecretaria de Zeladoria Urbana e a conclusão está prevista para o segundo semestre de 2025.