Jogo Tupinense e Campo Verde Copa Itatiaia 2023 | 2024

Sábado de decisão na Chave BH da Copa Itatiaia

A final da Chave BH da Copa Itatiaia é neste sábado (13) entre Tupinense e Verona. O campeão disputa a finalíssima no próximo 21 em jogo no Independência entre o vencedor de Estrela Mirim X Campolina na final da Metropolitana. A decisão da chave Metropolitana é domingo (15), a partida será disputada no Estádio Municipal de Ibirité.

O Tupinense venceu o Serrana por 2 a 0 na semifinal. Os gols foram de Cleitinho, de falta aos 5 minutos e Tchunem nos acréscimos da etapa final. A campanha do tricolor do bairro Tupi até a final foi dois empates e uma vitória.

A campanha do Verona do bairro Aparecida na fase de grupos foi com aproveitamento em 100% e ganhou a semifinal nos pênaltis, 5 X4, após de empatar por 1 X 1 no tempo regulamentar. Gols de Thiago abriu o placar para o Verona e Gabriel empatou para o Radiante que saiu da Copa invicto no tempo normal nos jogos.

 

 

O desempenho do Verona na Copa Itatiaia mostra qualidade na formação de times, é a terceira vez que disputa uma final da Chave Belo Horizonte.

Se acreditar é o lema do Tupinense, o tricolor tem um fator para alimentar a fé que é possível vencer. O Tupinense e Verona disputam novamente uma final da Chave BH da Copa Itatiaia, em 2019 | 2020 o time do bairro Tupi levou a melhor contra o Verona e venceu o Juventus de Brumadinho na finalíssima.

Tradição em Copas Itatiaia

Os clubes da Zona Norte tem tradição e conquistas na Copa Itatiaia, ora com o título de Campeão Geral e em outros momentos com o vice-campeonato. Só disputam a finalíssima da Copa Itatiaia os campeões da Chave BH X Chave Metropolitana.

Na Zona Norte o São Bernardo puxou a fila na edição de 1991 | 1992 foi campeão da Chave BH e vice-geral jogando contra o Minas de Betim. Na edição de 1993 | 1994 foi há vez de o Tupinense sentir o gostinho de um título ao ser Campeão da Chave BH e Vice Geral ao perder para o CAP de Pompeu com jogo no antigo Independência.

O São Bernardo conquistou o título de Campeão Geral em na Edição da Copa Itatiaia em 1994 | 1995 e o Vice foi o CAP de Pompeu. Somente na edição 2017 | 2028 que um clube da Zona Norte voltou a conquistar um título da Copa Itatiaia, foi o São Bernardo vencendo o FrigoArnaldo. Em 2018 | 2019 o Novo Aarão Reis conquistou o título da Chave de BH e foi Vice Geral enfrentando o Vasco da Gama.

Em 2019 | 2020 foi há vez do tricolor do bairro Tupi levantar a taça de Campeão Geral da Copa Itatiaia. O Tupinense venceu o Juventus de Brumadinho.

Primeira Copa Itatiaia

A disputa da primeira Copa Itatiaia foi em 1961 | 1962 com o Pompeia Campeão e o Vice foi o Barreiro. E Copa só foi interrompida no ano 2020 | 2021 em razão da pandemia da Covid 19. Outra curiosidade da Copa Itatiaia foi com a equipe do Esab, time da empresa de soldas de Contagem. Era clube amador e após disputar as edições 1970 | 1971 e 1972 | 1973 e foi campeão Geral nas duas edições, transformou em equipe profissional e alguns jogos seus foram lançados na Loteria Esportiva da Caixa Econômica.

A Copa Itatiaia revelou diversos jogadores que foram jogar em equipe profissionais. O destaque recente é o Bruno Henrique, jogador que profissionalizou no Cruzeiro, porem não jogou lá, é atualmente o craque no Flamengo. Também tem situações de ex.jogadores profissionais que fazem reversão junto a CBF para disputar o futebol amador.

Redação* e foto : Marcos Silva – esporte@comunidadeemacao.com.br

*com material do site: itatiaia.com.br