Mais um acidente no complexo das Ruas José Clemente, Maestro Vila Lobos, Gastão Cruls e Edgar Cavalheiro, vias que fazem parte dos bairros Tupi e Floramar, na Zona Norte de Belo Horizonte.
Desta vez o acidente foi com vítima. Um adolescente com idade aproximada entre 13 e 14 anos foi atropelado pelo caminhão que desceu a desgovernado a Rua Maestro Vila Lobos.
Segundo relato das pessoas que presenciaram o acidente, o caminhão Mercedes Bens tentou subir Rua Maestro Vila Lobos e parou no meio da Rua com defeito. Em determinado momento o caminhão voltou de ré e atropelou o adolescente que aguarda na esquina da Rua Gastão Cruls com Maestro Vila Lobos o momento para atravessar. “O menino percebeu que o caminhão voltava de ré e tentou sair correndo, mas foi atingido e teve escoriação” disse um morador.
Mão única
No final do mês de agosto a BHTrans realizou um Teste Operacional para avaliação de implantação de mão única na Rua Gastão Cruls. A BHTrans usou o Teste Operacional para avaliar a mudança na circulação no complexo das Ruas José Clemente, Maestro Vila Lobos, Gastão Cruls e Edgar Cavalheiro.
Realizado o teste, a BHTrans em reunião, em 11/9, com os moradores em torno e apresentou a nova circulação do trânsito. Durante apresentação diversos moradores manifestaram contrario a implantação da mão única da Rua Gastão Cruls no sentido da Av. Saramenha em direção a Rua José Clemente.
Os moradores contrários à mudança alegavam que teriam que dar volta no quarteirão para acessar a suas residências. Os moradores favoráveis à mudança alegavam que o fluxo do trânsito será melhor e facilita a travessia de pedestres no local. Após a fala dos moradores, os técnicos da BHTrans colocaram (se sim ou não) em votação dos moradores, venceu a proposta para mudar o fluxo do trânsito local. Foram 24 votos a favor e 12 contra, definido que a Rua Gastão Cruls serão mão única.
Chamou atenção durante a discussão da proposta, aqueles que foram contra estavam preocupados com a volta que teriam de dar para acessar as suas garagens. Somente duas pessoas, durante a reunião, manifestaram em favor do pedestre.
A BHTrans ainda não definiu a data para realizar a obra necessária e alterar o trânsito no local.
Reportagem: Marcos Silva
Foto enviadas por moradores
redacao1@comunidadeemacao.com.br