Nesta sexta-feira (25) encerrou o Teste Operacional de Trânsito na Região Norte de Belo Horizonte. Desta vez as ruas que estiveram na avaliação da BHTrans durante três dias foram: Gastão Cruls, José Clemente, Edgar Cavalheiro e Maestro Vila Lobos. Este complexo de ruas é do bairro Tupi e Floramar, local de grande circulação de trânsito entre os dois bairros.
A confluência das ruas Gastão Cruls e José Clemente são um dos diversos pontos críticos no trânsito da Região Norte. A Rua Gastão Cruls no bairro Tupi é mão dupla com grande fluxo de veículos que convergem da Av. Saramenha em direção ao bairro Floramar. Durante três dias de teste, a BHTrans estabeleceu mão única na Rua Gastão Cruls. Para os veículos que trafegam no sentido contrário a opção é Rua José Clemente, nela o motorista pôde seguir para os dois lados da Av. Saramenha ou para o bairro Guarani.
O teste consiste em verificar quais os potenciais problemas e ajustes serão necessários. São se veículos de grande porte vão conseguir realizar o novo percurso em segurança e como os pedestres vão perceber as melhorias. Após esses dias de testes, tudo será avaliado e voltará novamente a ser debatido nas reuniões da Comissão Regional de Transporte e Trânsito (CRTT) em 26 outubro, segundo informação no site da Prefeitura. Se necessário, os técnicos da BHTrans fazem algum ajuste antes de implantar a nova circulação do trânsito.
Aprovação da população
A reportagem do Portal COMUNIDADE EM AÇÃO esteve no local conversando com os moradores que de modo geral agradaram da mudança. Mas fizeram algumas observações que pôde melhorar o trânsito no local. A principal é proibir a circulação de veículos pesados (carretas e caminhões incluindo com carrocerias baús), no complexo das ruas envolvidas no teste operacional. Os moradores relatam os inúmeros acidentes, principalmente nas esquinas das Ruas José Clemente, Gastão Cruls e Edgar Cavalheiro. O mais recente uma carreta não conseguiu subir a rua e voltou de ré batendo quebrando um poste de madeira e arrebentando a redes de comunicação e energia.
Outro desafio para os técnicos BHTrans é encontrar uma solução que permita acesso dos veículos que descem a Rua José Clemente acessem a Rua Edgar Cavalheiro. No modelo testado não era permitido convergência. Este é um dos caminhos para ir até o centro comercial do bairro Tupi e ao Hospital Sofia Feldman.
A sugestão para o motorista que está no Floramar, seria descer a Rua Nelson Hungria (no quarteirão conhecido como top gun) a qual é mão única até na esquina da Rua Maestro Vila Lobos. Outra opção é o motorista descer à Rua José Clemente e virar à esquerda, sentido Via 240, até a rotatória da Av. Basílio da Gama. Tem morador que sugere colocar mão única somente no primeiro quarteirão até a esquina da Rua Graciliano Ramos. Desta forma a intervenção seria somente nas ruas do bairro Tupi.
A realização do Teste Operacional foi aprovado na Visita Técnica da Câmara Municipal de Belo Horizonte solicitação do vereador Reinaldo Gomes Preto Sacolão. Participaram os técnicos da BHTrans e Wellington Silveira, coordenador da Regional Norte.
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Teste na Via 240
O teste operacional realizado Av. Saramenha esquina com Av. Risoleta Neves (Via 240) realizado no dia 17/8 teve aprovação dos técnicos da BHTrans. Avaliação ainda não é oficial, foi obtida pela nossa reportagem em conversa informal com assessoria envolvida no projeto. Conforme nota envida pela Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTrans, após o teste será avaliado e debatido nas reuniões da CRTT para definir a implantação.
Para a Gisele Freire, mestre em educação física e moradora do bairro Tupi, aprovou o teste na operacional da Via 240. Para ela a proposta possibilitou mais fluidez no trânsito. Ela conta que evitar passar no local para não ficar presa em um trânsito confuso. Gisele prefere passar pela Rua Dr. Benedito Xavier até a rotatória da Av. Waldomiro Lobo no Guarani.
O estofador Marcos, por meio de mensagem de texto comentou: “Passei aí hoje. Na minha opinião vai aumentar mais ainda o problema aí porque vai ter que passar ali quem vai retornar e quem vai pro São Gabriel. O correto séria um semáforo no final da Saramenha, para evitar os avanços (sic)”.
Pedidos dos moradores
O vereador Reinaldo Gomes Preto do Sacolão (MDB) acompanhou o teste e explicou que recebeu diversas solicitações de moradores da região. Por morar no bairro São Gabriel, Reinaldo Gomes circula na região com frequência e comprovou dificuldade no trânsito local. Ele encaminhou os pedidos para Prefeitura.
Segundo explicou o vereador, a Prefeitura elaborou um projeto para revitalização do canteiro central da Av. Risoleta Neves (Via 240) e incluiu a mudanças na circulação trânsito. A proposta é dar mais segurança aos pedestres da região, sobretudo para acesso à UPA-Norte. Será construída uma baia em frente a UPA para facilitar o embarque e desembarque dos pacientes. Do outro lado da Avenida foi construído em estacionamento para os acompanhantes deixarem os veículos enquanto aguardam atendimento na unidade de saúde.
Reportagem e fotos: Marcos Silva
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