Em março será a 16ª Conferência Municipal de Saúde. Antes têm as Conferências para Comissões Locais e Distrital. Nelas os conselheiros deverão apresentar sugestões nos quatro temas eixos. São duas de abrangência Estadual e duas de abrangência Nacional por Eixo.
No Eixo I o tema: O Brasil que temos, o Brasil que queremos. São nove pontos que tratam da política de desigualdade, passando por parcerias públicas e privada e o questionamento se as pessoas portadoras de doenças crônicas estão sendo acompanhadas pelo SUS.
No Eixo II o tema: O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Salvar Vidas. Este tema que tem apresentando o maior desafio para os conselheiros do SUS em Belo Horizonte. Estimular a participação social nos Conselhos de Saúde. São neles, por meio do controle social, são debatidos e desenvolvidos os temas das Políticas Sociais de Saúde para os usuários do SUS. São seis tópicos que fazem a diferença, uma delas que chama atenção é a falta de informação nas unidades dos Centros de Saúde.
Eixo III o tema: Garantir Direitos e Defender o SUS, A vida e a Democracia. Quatro pontos estão propostos para o debate dos Conselheiros. A implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, das Mulheres, LGBTQI+, deficientes e saúde mental, são assuntos na pauta da sociedade.
Eixo IV o tema: Amanhã será outro dia para todos, todas e todes (sic): Garantir por meio de políticas públicas a qualidade de vida, sem privilégios ou discriminações. Garantir a distribuição de medicamentos de forma integral em Belo Horizonte. É comum em Centros de Saúde a reclamação da falta de alguns medicamentos. Em outros casos o usuário tem que recorrer à Justiça para garantir o fornecimento dos medicamentos prescritos pelos médicos. A função social das Universidades para a pesquisa, ciência e tecnologia foi determinante no ponto critico da Covid-19. O foco agora é nas melhorias dos resultados em prol do SUS.
Conferência Local de Saúde
Para chegar até a Conferência Municipal de Saúde, o usuário tem que participar das Conferências Locais de Saúde e Depois da Conferência Distrital. Os interessados devem verificar (abaixo) as datas das próximas Conferências Locais nos Centros de Saúde. A Conferência Distrital no dia 11/3/2023, o credenciamento começa às 07h na Escola Municipal Hélio Pelegrino Rua Guilherme Soares, 225 – Aarão Reis.
14 de fevereiro: Aarão Reis (18h), Jardim Guanabara (13h30min) e Novo Aarão Reis (18h)
15 de fevereiro: São Tomás (13h), Jardim Felicidade (16h) e Campo Alegre (9h)
16 de fevereiro: Tupi-Lajedo (17h), Etelvina Carneiro (9h) e Heliópolis (14h)
17 de fevereiro: Jaqueline (9h)
23 de fevereiro: São Bernardo (14h) e Guarani (15H)
24 de fevereiro: Providência (15h)
27 de fevereiro: Floramar (14h)
28 de fevereiro: Jaqueline (14h)
Mais informações no Conselho Distrital Norte no tel.: 3277-7430 | 3277-6693
Reportagem: Marcos Silva | redacao1@comunidadeemacao.com.br