A Prefeitura está alertando a população de Belo Horizonte que está circulando nas redes sociais sobre a fake news sobre as guias de Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023. Segundo a nota da PBH, boatos tem lançado dúvida sobre a veracidade dos documentos encaminhados às residências.
Os documentos enviados as residências têm novo leiaute e as guias seguem padronização para este tipo de documento. É possível verificar que as três primeiras posições do código de barras têm numeração fixa e a quarta posição é variável, pois se tratar de dígito verificador. A mensagem questionando o código, portanto, não tem nenhuma fundamento. Todas as informações sobre o IPTU 2023 estão disponíveis no Portal da PBH, reforçou a Secretaria Municipal de Fazenda.
“As guias do IPTU de 2023 que estão chegando às residências, é mais moderno e simplificado, contendo objetivamente as informações necessárias e indispensáveis ao correto recolhimento do tributo. A guia gerada pela internet, no Portal da PBH, cujo endereço eletrônico tem final “gov.br”, ou a gerada pelo PBH App, tem o mesmo leiaute que vem sendo utilizado pela PBH há muitos anos”.
As guias emitidas pelo app e pela internet no portal da prefeitura.pbh.gov.br possuem leiaute gráfico diferente daquele adotado nas guias enviadas pelo correio, mas ambas são oficiais e podem ser utilizadas para o pagamento do IPTU.
A Prefeitura avisa que não houve, até a divulgação desta nota, registro de fraude ou problema relacionado às mais de 760 mil guias encaminhadas aos contribuintes, ou mesmo as mais de 350 mil guias emitidas pela internet.
O imposto pode ser quitado em até 11 parcelas mensais e consecutivas e devem ser pagas até o dia 15 de cada mês. O contribuinte que optar pelo pagamento do imposto até 27 de janeiro terá o desconto de 6% sobre qualquer valor entre o mínimo estabelecido na guia e a quantia integral.