Terminada a eleição do 1º turno neste domingo (2/10), o eleitor pode acompanhar e consultar os resultados das urnas. A Justiça Eleitoral disponibilizou uma série de apps (aplicativos) que auxilia o eleitor ver o desempenho dos candidatos nas urnas.
Com o aplicativo Resultados, disponível nas lojas dos sistemas operacionais dos celulares (smartphone), qualquer pessoa poderá acompanhar a apuração dos votos nos 26 estados e no Distrito Federal. Uma versão da ferramenta também pode ser acessada diretamente em uma página da internet no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As consultas podem ser feitas por nome da candidata ou do candidato, ou pelo cargo em disputa. As informações, em tempo real, são por nomes de quem for eleito ou daqueles que vão disputar o 2º turno. É possível também verificar os índices de comparecimento e abstenção, a quantidade de votos válidos, brancos e nulos, além do número de seções totalizadas.
O TSE promete ao eleitorado que poderá acompanhar ainda informações sobre as urnas eletrônicas, como os Boletins de Urna por Seção e Zona Eleitoral.
Nestas Eleições Gerais 2022 diversas novidades foram introduzidas e uma delas que chama atenção, é o horário unificado, começando às 8h e encerrando às 17h, sendo que prevalece o horário de Brasília. Segundo informou o TSE, à divulgação dos votos começará às 17h, por isso, a apuração dos resultados já poderá ser conferida após o encerramento da votação. Sem a necessidade de aguardar o encerramento em estados com o fuso horário diferente do de Brasília que começaram antes do horário de oficial do país, como os estados do norte do país e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a votação começa às 7h do horário local, apuração e os resultados sairão mais cedo. O Acre e parte do Amazonas que obedece ao horário do Acre, a eleição começa às 6h e na ilha de Fernando de Noronha inverte começando às 9h no horário local. Nas eleições anteriores, em razão do fuso horário diferente do restante do país, os resultados demoravam em ser publicados. A previsão que entre 19h30 m e no máximo às 20h estejam todos os votos apurados.
Caso tenha eventual 2º turno nos estados e para o cargo de Presidente da República, a eleição será no dia 30 de outubro seguindo as mesmas regras do horário de Brasília. Vale lembrar que os resultados são apurados somente com os votos validos, os brancos e nulos são descartados.
Edição e foto: Marcos Silva – redacao1@comunidadeemacao.com.br