Internet gratuita em praças, vilas e favelas.
Novos pontos de internet gratuita serão instalados em áreas carentes de Belo Horizonte. Técnicos da Prodabel estão percorrendo várias vilas e favelas para checar quais as melhores condições de viabilidade operacional. Foram visitadas a Vila do Índio, Vila Santa Mônica, Vila Nossa Senhora Aparecida e a Vila Apolônia, na regional Pampulha.
Na Região Norte os centros de saúde, escolas e parques tem pontos de internet gratuita. O cidadão pode acessar a pagina do Sine no site da Prefeitura e consultar oportunidade de trabalho e para requerer o seguro-desemprego.
Os usuários dos Centros de Saúde podem acessar os resultados dos exames de laboratório no site da Prefeitura. As escolas também dispõe de internet livre.
A meta da prefeitura é instalar nas vilas e favelas da cidade pontos de internet gratuita, que chegarão até os moradores via fibra óptica e hotspots, que funcionam como roteadores para transmitir o sinal de wi-fi para notbook, celulares e tablets.
A Prodabel já está preparando uma licitação para adquirir todos os equipamentos necessários, de forma a atingir o maior número possível de cidadãos. Escolas municipais, Emeis e Centros de Saúde já contam com pontos de wi-fi gratuito.
Leandro Garcia afirmou que ‘’esses estudos inauguram um ponto muito importante para a Prodabel e para Belo Horizonte, onde a gente consegue levar conectividade e internet pra dentro de vilas e favelas, os locais que talvez mais precisem desse tipo de recurso. O mundo hoje está migrando para o digital numa velocidade muito grande e levar internet pra lá é levar a janela de acesso ao mundo inteirinho onde ninguém pode mais ficar de fora’’.
Hostpost público
Em maio de 2020 a Prefeitura trocou o sistema do BH Digital para utilizar a rede Wi-Fi gratuita. Hotspots são pontos de sinal Wi-Fi para acesso livre à internet disponíveis em Belo Horizonte, como praças, estações do MOVE, repartições públicas municipais, centros de saúde e escolas municipais. O cidadão que possuir um notebook ou um computador de mão, com placa de rede sem fio, ou com celular com recurso Wi-Fi, pode acessar a Internet gratuitamente e navegar por tempo indeterminado nas páginas e sistemas da Prefeitura e por tempo limitado a três horas diárias em outras páginas.
Para acessar a internet em um hotspot, o cidadão deve acessar a rede Wi-Fi BH (Gratuito) e preencher um cadastro, que pode ser feito por meio de um procedimento muito simples e rápido. Ao acessar o hotspot, o cadastro é exibido automaticamente na tela, bastando informar os dados conforme solicitado.
A lista e o mapa dos locais públicos de acesso gratuito à internet em Belo Horizonte estão disponíveis no portal da Prefeitura.
Confira nesta página o mapa com os pontos de acesso em Belo Horizonte.
Redação (notícia atualizada em 15/6/2021)