A Guarda Civil Municipal têm distribuídos máscaras artesanais de proteção para a população da capital. Após alinhamento com a Secretaria Municipal de Saúde, ficou definido que as 30 mil máscaras serão distribuídas pelos guardas durante rondas preventivas realizadas nos bairros e nas imediações de vilas e favelas da capital.
A ação educativa pretende conscientizar as pessoas que estão circulando em vias públicas sem a máscara. A estratégia é evitar a aglomeração de pessoas, bem como garantir a entrega sempre que os guardas depararem com algum cidadão sem proteção.
Os dados divulgados em 25/05, dia do fechamento desta matéria, a Guarda Civil realizou 38.377 abordagens a populares e estabe-lecimentos comerciais, durante o patrulhamento.
“Tais ações seguem as diretrizes operacionais da corporação e se pautam na legalidade, com a apresentação dos decretos municipais aos lojistas e na orientação aos cidadãos em geral, e que resultam no cumprimento das regras municipais que têm como objetivo evitar aglomerações na cidade”, diz o comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Sérgio Prates.
Um total de 23.865 denúncias recebidas pelo site da Ouvidoria ou pelo telefone 156 repassado à corporação e conferidas. A maioria estava relacionada ao funcionamento irregular de lojas ou à aglomeração de pessoas em bairros a região Centro-Sul, seguida pelas regiões Oeste, Noroeste, Barreiro, Nordeste, Venda Nova, Pampulha, Leste e Norte, nesta ordem.