REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO TAMBORIL

REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO TAMBORIL

Notícias Nenhum comentário em REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO TAMBORIL

Enfim a revitalização do córrego Tamboril da Avenida A pode deixar de ser um projeto e se tornar realidade devido à atuação do líder comunitário Paulo Fernandes. Ele esteve Brasília e apresentou a demanda para o Ministro das Cidades, Bruno Araújo – PDSB/PE e graças ao apoio do Deputado Federal, Bonifácio Andrada PSDB/MG, esta reivindicação da comunidade pôde ser escutada.

Projeto de revitalização do córrego pode sair do papel

Córrego Tamboril na avenida Fazenda Velha recebe o esgotos dos bairros Tupi, Floramar e Felicdade

Córrego Tamboril na avenida Fazenda Velha recebe o esgotos dos bairros Tupi, Floramar e Felicidade

Foram 29 anos de espera e dezenas de reuniões com o Poder Público. Enfim a revitalização do córrego da Avenida A pode deixar de ser um projeto e se tornar realidade devido à atuação do líder comunitário Paulo Fernandes, que esteve em Brasília no início de agosto. Na ocasião a demanda foi apresentada para o Ministro das Cidades, Bruno Araújo – PDSB/PE e graças ao apoio do Deputado Federal, Bonifácio Andrada PSDB/MG, esta reivindicação da comunidade pôde ser escutada.

A reunião aconteceu (3/8) no Ministério das Cidades e contou com as presenças do Ministro Bruno Araújo, do Deputado Bonifácio Andrada e seu neto Doorgal Andrada, do Engenheiro da Superintendência de Desenvolvimento da Capital de Belo Horizonte (Sudecap) responsável pelo projeto do córrego, Leandro Cupertino, e do líder comunitário do Jardim Felicidade, Paulo Fernandes. No encontro foi apresentado o projeto de revitalização do córrego, sendo encaminhado pelo Ministro para o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do ministério, Alceu Segamarchi.

Para Paulo Fernandes, foi durante a conversa na Secretaria que surgiu a certeza de que o maior sonho da comunidade poderia ser realizado. “O Secretário viu o projeto e verificou que a demanda da Avenida A já havia sido registrada. Com isso em mãos, nos informou que a verba para a obra está disponível e que a partir de agora cabe aos moradores do bairro cobrar a Prefeitura de Belo Horizonte”, contou. Segundo ele, o projeto de canalização do córrego, desenvolvido nos últimos dois anos, foi aprovado e poderá sair do papel após liberação da prefeitura.

Desde o início do Jardim Felicidade, o córrego é um problema para os moradores do bairro, tendo o apoio do Deputado Estadual e Secretário de Esportes do Governo de Minas Gerais, Carlos Henrique – PRB/MG, na busca por uma solução. “Pela primeira vez a comunidade vê uma luz no fim do túnel sobre a questão da Avenida A. Durante todos esses anos esperamos um retorno do poder público e agora temos o apoio e o sinal positivo para avançarmos com o projeto”, comemorou Paulo Fernandes. Para ele, a oportunidade proporcionada pelo Deputado Bonifácio Andrada foi fundamental para este grande marco na história do Felicidade.

Risco para a saúde

Hoje a Avenida A sofre não só com o mau cheiro do esgoto despejado, mas também com a exposição à doenças. “Moro em frente ao córrego e frequentemente encontro baratas, escorpiões e até ratos na minha casa”, lamentou Aracélia Maria de Oliveira, moradora do bairro há 25 anos. Além dos animais, a população convive com o risco diário de infecções. Segundo os moradores já foram registrados diversos casos de doenças, principalmente entre as crianças. “As crianças estão adoecendo e não temos como impedir”.

Por este motivo, o projeto engloba também tratamento de fundo de vale para despoluir o córrego e canalização de esgoto para a rede de tratamento. “O Felicidade já tem muitas conquistas, mas esta, com certeza, será a maior!”, lembrou Paulo Fernandes.

Author

Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO LTDA

O Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO foi criado em outubro de 1996 com o fim de atender as demandas da comunidade e ser um veículo de comunicação onde os questionamentos encontrassem receptividade. O Jornal é reconhecido pelo seu prestígio, credibilidade editorial circulando nos bairros da regional Norte de Belo Horizonte / MG.

Leave a comment

Back to Top